Roteiro de viagem para o Rio de Janeiro para 4, 7 ou mais dias

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 09/03/2021

Existem inúmeras maneiras de planejar uma viagem para conhecer o Rio de Janeiro. Vou dar aqui algumas sugestões partindo do princípio de você quer visitar as melhores praias e os pontos turísticos imperdíveis, ok? Montei 2 exemplos de roteiro para o Rio de Janeiro neste post: um para 4 dias e outro para 7 dias. Além disso, dei dicas para quem tem mais tempo que isso.

Eu moro na cidade há 25 anos. Já recebi inúmeros parentes aqui e sempre fui a responsável por organizar a programação deles na cidade. Já montei roteiros para quem estava na primeira viagem ao Rio de Janeiro e também para quem veio várias vezes. E inclusive acompanho a família nos passeios, então sei o que eles costumam pedir, o que dá certo ou não.

Para boa parte desses exemplos de roteiro no Rio de Janeiro você não vai precisar alugar carro. Quando isso necessário, eu vou avisar no texto, ok?

Se você quer mais detalhes sobre as atrações citadas aqui, inclusive preços e horários de funcionamento, vale a leitura do post “O que fazer no Rio de Janeiro: 50 atrações“.

Roteiro Rio de Janeiro | 4 dias

Dia 1

Em primeiro lugar, você deve conhecer as atrações imperdíveis no seu roteiro turístico no Rio de Janeiro: Bondinho do Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Tire muitas fotos e se encante com a Cidade Maravilhosa. Ah, esses passeios só valem a pena se o tempo estiver aberto, ok?

roteiro rio de janeiro cristo redentor

Cristo Redentor. Foto: Fernando Maia/Riotur.

Em seguida, almoce em Laranjeiras, no Mamma Rosa, perto do Cristo. (Leia também: recomendações de onde comer no Rio).

À tarde, pedale na Lagoa Rodrigo de Freitas. Aliás, para conhecer vários locais do Rio, você pode alugar uma Bike Rio. Veja as minhas dicas da Lagoa e do aluguel das bicicletas do Itaú.

roteiro rio de janeiro lagoa

Lagoa Rodrigo de Freitas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Por fim, curta sua primeira noite em um clássico passeio: vá a uma roda de samba. Sem dúvidas, esse primeiro dia reúne as melhores dicas do Rio de Janeiro.

Dia 2

Comece o seu segundo dia do roteiro pelo Rio de Janeiro com um banho de mar na Praia de Ipanema (posto 10), com caminhada para fotos no Arpoador.

roteiro rio de janeiro praia de ipanema

Praia de Ipanema. Foto: Marcelle Ribeiro.

Depois, almoce em um restaurante de Ipanema mesmo. Volte para o hotel para tomar um banho e descansar um pouco.

Logo depois, aproveite a tarde no Parque Jardim Botânico. Vitórias régias, enormes palmeiras e lagos estão entre as atrações do lindo parque.

Leia também: O que fazer no Rio de Janeiro: 50 dicas e os imperdíveis na 1ª viagem

Dia 3

Reserve pelo menos um dia do seu roteiro de viagem para o Rio de Janeiro para conhecer o centro da cidade.

roteiro rio de janeiro centro da cidade candelaria

Igreja da Candelária, no Centro do Rio. Foto: Gustavo Calil.

Para a sua primeira viagem, comece visitando o Mosteiro de São Bento e a Igreja da Candelária. Entre no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), siga pela Rua Primeiro de Março e pare para ver a Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmo e a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Em seguida, dê uma paradinha para ver as fachadas do Paço Imperial e do Palácio Tiradentes.

Entre na Rua da Assembleia e vá até o cruzamento com a Avenida Rio Branco. Aliás, neste ponto, se estiver com fome, você passará em frente ao restaurante de saladas e comidinhas Delírio Tropical (Rua da Assembleia, 36), que abre de segunda a sexta. Ande pela Avenida Rio Branco até a esquina com a Rua Araújo Porto Alegre, e visite o Museu Nacional de Belas-Artes.

Pertinho do museu, está a Cinelândia, onde você pode fotografar as fachadas do Cine Odeon, da Câmara de Vereadores e do Theatro Municipal. Faça a visita guiada ao teatro.

Em seguida, ande pela Rua Treze de Maio até chegar no Largo da Carioca, uma via apenas para pedestres, para ver a Igreja de São Francisco da Penitência. Por fim, feche o roteiro do dia com um lanche na Confeitaria Colombo, na Rua Gonçalves Dias.

Confira todos os detalhes sobre o passeio pelo Centro do Rio.

Dia 4

Passe sua manhã na praia do Leme, onde você pode tomar um delicioso banho de mar. Obviamente, não deixe de fora do seu roteiro no Rio de Janeiro uma caminhada pelo clássico calçadão da Praia de Copacabana.

roteiro rio de janeiro copacabana

Calçadão de Copacabana. Foto: Marcelle Ribeiro.

Na sequência, volte para o hotel para tomar um banho.

Depois, hora de visitar o Centro do Rio novamente. Porém, dessa vez, concentre-se em conhecer dois lugares bem bacanas perto da Praça Mauá: 0 Mural Etnias, grafite enorme do artista Kobra, e o Aquario.

roteiro rio de janeiro mural etnias

Maior mural grafitado do mundo, do Kobra. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro Rio de Janeiro | 7 dias

Dia 1

Em primeiro lugar, você deve conhecer as atrações imperdíveis de qualquer roteiro para o Rio de Janeiro: Bondinho do Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Esses passeios só valem a pena se o tempo estiver aberto, ok?

Depois, almoce perto do Cristo, em Laranjeiras, no Mamma Rosa. (Veja outras dicas de onde comer no Rio).

À tarde, caminhe ou pedale na Lagoa Rodrigo de Freitas. Você pode alugar uma Bike Rio. Veja as minhas dicas da Lagoa e do aluguel das bicicletas do Itaú. Por fim, vá a uma roda de samba.

Veja no vídeo mais sobre o que fazer na Lagoa Rodrigo de Freitas!

Dia 2

Acorde mais tarde e vá tomar banho de mar na Praia de Ipanema (posto 10), uma das mais bacanas da cidade (veja a descrição de todas as praias do Rio). Aproveite para ver o visual da Pedra do Arpoador.

Depois, almoce em Ipanema. Volte para o hotel para tomar um banho e descansar um pouco. Logo em seguida, aproveite a tarde no Parque do Jardim Botânico.

Por fim, divirta-se com drinks no fim de tarde no Flutuante Rio, um bar que flutua nas águas da Baía de Guanabara, na Urca.

Dia 3

Reserve pelo menos um dia para conhecer o centro da cidade.

Assim como sugeri no roteiro de 4 dias no Rio de Janeiro, recomendo que você não perca o Mosteiro de São Bento e a Igreja da Candelária. Entre no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), siga pela Rua Primeiro de Março e pare para ver a Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmo e a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Em seguida, confira as fachadas do Paço Imperial e do Palácio Tiradentes.

Entre na Rua da Assembleia e vá até o cruzamento com a Avenida Rio Branco. Se estiver com fome, você passará em frente ao restaurante de comidinhas saudáveis Delírio Tropical (Rua da Assembleia, 36), que abre de segunda a sexta. Ande pela Avenida Rio Branco até a esquina com a Rua Araújo Porto Alegre, e visite o Museu Nacional de Belas-Artes.

Pertinho do museu, fica a Cinelândia. Ali, fotografe as fachadas do Cine Odeon, da Câmara de Vereadores e do Theatro Municipal. Faça a visita guiada ao teatro.

Em seguida, ande pela Rua Treze de Maio até o Largo da Carioca, uma via apenas para pedestres. Ali veja a Igreja de São Francisco da Penitência. Por fim, lanche na Confeitaria Colombo, na Rua Gonçalves Dias.

Saiba mais no post sobre o que fazer no Centro do Rio de Janeiro.

Dia 4

Comece o quarto dia do seu roteiro no Rio de Janeiro com um passeio que vai além do óbvio: a Trilha da Pedra Bonita. A vista é incrível, não é muito difícil e não custa nada. É a melhor de todas as trilhas no Rio de Janeiro.

Não curte trilha? Leia as outras sugestões para os demais dias e escolha outras atrações para substituir a trilha no post “O que fazer no Rio de Janeiro: 50 atrações“.

roteiro rio de janeiro trilha

Trilha da Pedra Bonita. Foto: Marcelle Ribeiro.

Depois, almoce e curta a praia da Barra da Tijuca.

Para fechar esse dia delicioso, assista ao pôr do sol no Forte de Copacabana. Lá, você pode fazer um lanche na Confeitaria Colombo, que apesar de não ter a riqueza arquitetônica da unidade do Centro, oferece uma vista incrível da praia de Copacabana.

Dia 5

Passe sua manhã na praia do Leme, onde você pode tomar um delicioso banho de mar. Obviamente, não deixe de fora uma caminhada pelo clássico calçadão da Praia de Copacabana.

Depois, almoce em um dos restaurantes deliciosos de Santa Teresa. Nesse passeio na região central do Rio, veja também o bondinho e bata perna pelo Parque das Ruínas. (Leia mais sobre o que fazer em Santa Teresa)

roteiro rio de janeiro santa teresa

O revitalizado bondinho de Santa Teresa. Foto: Marcelle Ribeiro.

Dia 6

Em primeiro lugar, sugiro que você faça o tour no Estádio do Maracanã. No mesmo dia, vá à região da Praça Mauá, na zona central da cidade e conheça o AquaRio e, bem pertinho dali, o Mural Etnias, na Gamboa. Aproveite a caminhada na Praça Mauá para tirar fotos na fachada do Museu do Amanhã. Se der tempo, entre no Museu de Artes do Rio (MAR).

roteiro rio de janeiro estadio maracana

Estádio do Maracanã. Foto: Alexandre Macieira/Riotur.

Dia 7

Neste dia, se puder, alugue um carro, porque você o seu roteiro pelo Rio de Janeiro vai incluir uma visita ao extremo da Zona Oeste. Recomendo e uso sempre o portal Rentcars para aluguel de carro.

De carro, curta a praia em Grumari, na Zona Oeste. Aliás, no caminho, faça fotos na Prainha. Depois, à tarde, vá ao Parque Lage, no Jardim Botânico, ou Museu da República, no Catete.

roteiro rio de janeiro prainha

Prainha. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro para o Rio de Janeiro com mais de 7 dias

Tem mais que uma semana? Siga as dicas acima para 7 dias. Além disso, adicione um bate-e-volta para a cidade de Niterói, e aproveite praia, museu e vistas incríveis na querida Nikiti City. Pra isso também é interessante alugar um carro.

Tem mais que 8 dias?

Veja as dicas para complementar o seu roteiro para o Rio de Janeiro com o seguinte:

Roteiro no Rio de Janeiro com crianças

Praias, AquaRio, Jardim Botânico, Pão de Açúcar e Cristo Redentor são atrações turísticas que as crianças também vão gostar bastante na Cidade Maravilhosa. Então, é super tranquilo adaptar minhas dicas para levar a garotada.

Apesar disso, dependendo da idade, algumas trilhas não são boas para crianças. Por isso, nesses casos, é melhor planejar um roteiro no Rio de Janeiro com menos atrações por dia, pra não ficar puxado demais.

Por fim, se você vai turistar na cidade maravilhosa com filhos, sobrinhos e pequenos em geral, não deixe de conferir as dicas de o que fazer no Rio com crianças da Lu, do blog Fly Away.

É seguro viajar para o Rio de Janeiro?

Sim, eu considero seguro viajar para o Rio de Janeiro. Apesar da fama de uma cidade violenta, a capital tem belas paisagens, pontos turísticos inesquecíveis e muitos passeios divertidos. Mesmo assim, o viajante precisa ter alguns cuidados: evitar dar bobeira com celular e câmera na mão, perguntar no hotel qual o trajeto mais seguro e, na dúvida se um caminho é seguro, optar por táxi ou Uber em vez de seguir a pé.

Melhor época para viajar para o Rio de Janeiro

De maneira geral, você pode visitar o Rio de Janeiro o ano todo.

No verão chove muito, mas é rápida a clássica chuva de verão dos cariocas, geralmente no fim da tarde. Então, você consegue aproveitar o resto do dia nos pontos turísticos e descansar no hotel ou fazer um lanche ou beber uns bons drinks neste horário.

Outubro não é um mês tão bom, porque, quando chove, é o dia inteiro. Porém, é uma questão de sorte.

Ah, e mesmo no inverno a temperatura é boa pra ir à praia.

Em média, as temperaturas variam de 19°C (mínima) e 30°C (máxima) durante o ano todo. Os dados mais detalhados estão na Climatempo.

O que levar para uma viagem ao Rio de Janeiro

Se prepare para as altas temperaturas, afinal, Rio 40 graus é uma música baseada em fatos reais.

Então, roupas leves, roupas de banho, protetor solar, óculos escuros, chapéu, boné e sandália aberta são indispensáveis durante o ano todo.

No inverno, calças jeans, tênis e casacos não muito pesados costumam já dar conta de aquecer os dias mais fresquinhos.

Roteiro Rio de Janeiro – Conclusão

Concluindo, viajar para o Rio é um programa bacana para viajantes que querem ir sozinhos, em casal, com amigos ou família. Os programas são bem ecléticos e muitas das atrações são gratuitas. Dá para conhecer várias atrações turísticas por dia.

Leia também:

Comentários

  1. joao batista
    05 abr 2014

    oi marcelle tudo bem ….to querendo ir para o rio de janeiro com minha esposa de moto, em julho na minhas ferias, eu moro em sao paulo vc pode me dar umas dicas por onde eu comeco em que hotel eu fico que seja simples so pra 4 dias obrigado

    • 06 abr 2014

      Oi, João, dê uma olhada nas resenhas de hotéis do Tripadvisor e do Booking, dois sites bacanas. A maior parte dos hotéis fica em Copacabana. O Rio já tem mais de cem hostels, que são mais baratos. Veja no Hostelworld.com. Abraço,
      Marcelle

  2. luiz fernando
    11 abr 2014

    oi marcelle estou indo para o rio nos dias 1,2,3,4 sendo que chegarei ai no centro no hotel galixia as 19;00 horas do dia 1º o que da para visitar a noite ai no centro pois eu não quero ficar muito longe do hotel , pois quero acordar bem cedo para ir no pão de açucar e cristo redentor no dia 2 , agradeço muito pela dicas ahhh e se vc me der uns restaurantes ai no centro tbm eu agradeço .

    • 14 abr 2014

      Oi, Luiz,
      Seu hotel é praticamente na Lapa, a região mais boêmia da cidade! Ande até a Mem de Sá, onde há vários bares, restaurantes e casas de show, principalmente entre as ruas dos Inválidos e Lavradio. A Rua Riachuelo também tem muitas opções. Nessa região, aconselho Boteco Belmonte e o Antonio’s Bar, que servem petiscos e comida de verdade. Se quiser curtir um samba, tem o Lapa 40 graus (que tem sinuca, música ao vivo e um andar com samba de gafieira), e o Rio Scenarium. Veja mais em https://www.viciadaemviajar.com/os-melhores-bares-e-botecos-do-rio-de-janeiro/
      Abs

  3. Marcio
    09 jun 2014

    Oi Marcelle, estou indo ao rio e ficarei 3 dias com minha esposa, vou alugar um carro e estou querendo ir nos pontos turísticos tradicionais, você poderia me ajudar com dicas de compra de ingressos, restaurantes etc..

    • 20 jun 2014

      Oi, Marcio,
      As dicas estão nos outros posts sobre o Rio aqui do blog. Dê uma olhada e se tiver alguma dúvida específica, me fale, ok?
      Abs

  4. Raquel de Queiroz
    16 ago 2014

    Oi Marcelle, tudo bem? Vou para o Rio em dezembro e ficar cinco dias com meu marido. Tem alguma dica interessante para este período. Obrigada!

    • 21 ago 2014

      Oi, Raquel,
      As dicas estão aqui no blog. Dê uma olhadinha com calma.
      Abraço,
      Marcelle

  5. Viviane
    30 set 2014

    Olá Marcelle. Irei ai Rio no fim de Novembro. Ficarei 3 dias. Tenho 2 filhos pequenos (1 e 3 anos) quais passeios vc indica para ir com crianças?

    • 05 out 2014

      Oi, Viviane,
      Vá ao Jardim Botânico, ao Parque Lage, ao Bondinho do Pão de Açúcar e à praia! Outra dica é levá-los para a Lagoa Rodrigo de Freitas, especialmente na área conhecida como Parque dos Patins, onde há muitos brinquedos e área para crianças.
      Bjs

  6. JOsé
    12 dez 2014

    Olá…
    Eu mais 4 amigos vamos passar os dias 21, 22 e 23 somente no RIo, Hospedaremos no Centro, no Massape Rio Hostel. Vi tanta opção de roteiro, mas tá dificil montar um pra 3 dias só. rsrs.
    Vamos de carro, ma snao sei se vai facilitar ou complicar, rs.
    Alguma dica específica… =D
    Abraços.

    • 15 dez 2014

      OI, JOsé,
      Montar roteiro é difícil mesmo, ainda mais com poucos dias. Mas é uma coisa suuuper pessoal, porque só você sabe o que é prioridade para vocÊ. Sugiro que vá um dia à praia de Ipanema e vez os imperdíveis Pão de Açúcar e Cristo Redentor.
      Bjs

  7. Felipe
    24 dez 2014

    Oi marcelle
    vou passar 5 dias no rio, vc tem algum roteiro no blog de 5 dias?
    se sim me manda o link!

    • 25 dez 2014

      Oi, Felipe, dê uma lida nos posts sobre a cidade, há muito o que fazer no Rio. Se tiver alguma dúvida específica, passe aqui e deixe uma mensagem e terei o maior prazer em responder.
      Abraço,

  8. zuleide
    06 jan 2015

    OI Macelle,estou indo pro rio gostaria de vê ensaio de escola de samba qual vc indica

    • 07 jan 2015

      Oi, Zuleide,
      Fui a apenas a dois ensaios de escola de samba na vida. Um foi a um ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, que é feito pelas escolas de maneira alternada (cada dia são duas ou três escolas, sempre nos finais de semana), mas em que elas não usam as fantasias nem os carros alegóricos (apenas “carcaças” de carros). Achei sem graça, porque pela falta de fantasias e de carros, o colorido é totalmente diferente de um desfile. O outro foi um ensaio na quadra da Mangueira. Paguei uns R$ 30 de entrada na época (há uns 7 anos, pelo menos), e achei chatérrimo e desconfortável. O calor é absurdo (apesar de o ensaio ser à noite os ventiladores da quadra não dão conta e você ferve lá). E eles ficam repetindo a mesma música (o samba do ano) o tempo todo, praticamente não tocam mais nada.
      Sugiro que pegue a programação dos ensaios técnicos na Sapucaí no site da Liga das Escolas de Samba:
      http://liesa.globo.com/2015/por/03-carnaval/ensaios/ensaios_principal.html
      Acho que todas as escolas de samba promovem ensaios nas suas quadras no final de semana. Sugiro que você entre no site da escola que deseja conhecer para se informar melhor. Eu estou querendo ir no ensaio do Salgueiro, pois além de ser uma escola relativamente perto (fica na Tijuca, na zona norte), dizem que lá tem ar condicionado.
      Abraço,

  9. Cristyan
    07 jan 2015

    Oi Marcelle.
    Estou indo dia 28/01 para o Rio de Janeiro. Volto dia 05/02 para Cuiabá MT.
    Acredita que compensa pegar metro para todo lado ou moto táxi ? Pois vou viajar sozinho.
    Os Passeios ao Pão de Açúcar e Cristo Redentor é melhor deixar para os últimos dias ou já de imediato ?
    Grato,

    • 07 jan 2015

      Oi, Cristyan,

      Acho que você deve andar de metrô e de ônibus. Moto-taxi não é comum no Rio como em outras cidades. Aqui, eles existem apenas dentro de favelas e não são seguros. Faça os passeios ao Pão de Açúcar e ao Cristo Redentor no primeiro dia bonito que você pegar, pois estas visitas são bacanas com dia sem nuvens, para apreciar a vista. Se fizer em dia de semana, melhor ainda, pois costumam estar menos cheios.
      Abraço,

  10. fabiana
    21 jan 2015

    oi marcelle,
    vou por rio no feriado do dia do trabalho com um grupo de amigos vc acha que já devo contratar um guia ou guando chegar tenho como ter essa opção.

1 2 3 7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *