Roteiro de viagem para o Rio de Janeiro para 4, 7 ou mais dias

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 29/08/2022

Existem inúmeras maneiras de planejar uma viagem para conhecer o Rio de Janeiro. Vou dar aqui algumas sugestões partindo do princípio de você quer visitar as melhores praias e os pontos turísticos imperdíveis, ok? Montei 2 exemplos de roteiro para o Rio de Janeiro neste post: um para 4 dias e outro para 7 dias. Além disso, dei dicas para quem tem mais tempo que isso.

Eu moro na cidade há 25 anos. Já recebi inúmeros parentes aqui e sempre fui a responsável por organizar a programação deles na cidade. Já montei roteiros para quem estava na primeira viagem ao Rio de Janeiro e também para quem veio várias vezes. E inclusive acompanho a família nos passeios, então sei o que eles costumam pedir, o que dá certo ou não.

Para boa parte desses exemplos de roteiro no Rio de Janeiro você não vai precisar alugar carro. Quando isso necessário, eu vou avisar no texto, ok?

Se você quer mais detalhes sobre as atrações citadas aqui, inclusive preços e horários de funcionamento, vale a leitura do post “O que fazer no Rio de Janeiro: 50 atrações“.

Roteiro Rio de Janeiro | 4 dias

Dia 1

Em primeiro lugar, você deve conhecer as atrações imperdíveis no seu roteiro turístico no Rio de Janeiro: Bondinho do Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Tire muitas fotos e se encante com a Cidade Maravilhosa. Ah, esses passeios só valem a pena se o tempo estiver aberto, ok?

roteiro rio de janeiro cristo redentor

Cristo Redentor. Foto: Fernando Maia/Riotur.

Em seguida, almoce em Laranjeiras, no Mamma Rosa, perto do Cristo. (Leia também: recomendações de onde comer no Rio).

À tarde, pedale na Lagoa Rodrigo de Freitas. Aliás, para conhecer vários locais do Rio, você pode alugar uma Bike Rio. Veja as minhas dicas da Lagoa e do aluguel das bicicletas do Itaú.

roteiro rio de janeiro lagoa

Lagoa Rodrigo de Freitas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Por fim, curta sua primeira noite em um clássico passeio: vá a uma roda de samba. Sem dúvidas, esse primeiro dia reúne as melhores dicas do Rio de Janeiro.

Dia 2

Comece o seu segundo dia do roteiro pelo Rio de Janeiro com um banho de mar na Praia de Ipanema (posto 10), com caminhada para fotos no Arpoador.

roteiro rio de janeiro praia de ipanema

Praia de Ipanema. Foto: Marcelle Ribeiro.

Depois, almoce em um restaurante de Ipanema mesmo. Volte para o hotel para tomar um banho e descansar um pouco.

Logo depois, aproveite a tarde no Parque Jardim Botânico. Vitórias régias, enormes palmeiras e lagos estão entre as atrações do lindo parque.

Leia também: O que fazer no Rio de Janeiro: 50 dicas e os imperdíveis na 1ª viagem

Dia 3

Reserve pelo menos um dia do seu roteiro de viagem para o Rio de Janeiro para conhecer o centro da cidade.

roteiro rio de janeiro centro da cidade candelaria

Igreja da Candelária, no Centro do Rio. Foto: Gustavo Calil.

Para a sua primeira viagem, comece visitando o Mosteiro de São Bento e a Igreja da Candelária. Entre no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), siga pela Rua Primeiro de Março e pare para ver a Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmo e a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Em seguida, dê uma paradinha para ver as fachadas do Paço Imperial e do Palácio Tiradentes.

Entre na Rua da Assembleia e vá até o cruzamento com a Avenida Rio Branco. Aliás, neste ponto, se estiver com fome, você passará em frente ao restaurante de saladas e comidinhas Delírio Tropical (Rua da Assembleia, 36), que abre de segunda a sexta. Ande pela Avenida Rio Branco até a esquina com a Rua Araújo Porto Alegre, e visite o Museu Nacional de Belas-Artes.

Pertinho do museu, está a Cinelândia, onde você pode fotografar as fachadas do Cine Odeon, da Câmara de Vereadores e do Theatro Municipal. Faça a visita guiada ao teatro.

Em seguida, ande pela Rua Treze de Maio até chegar no Largo da Carioca, uma via apenas para pedestres, para ver a Igreja de São Francisco da Penitência. Por fim, feche o roteiro do dia com um lanche na Confeitaria Colombo, na Rua Gonçalves Dias.

Confira todos os detalhes sobre o passeio pelo Centro do Rio.

Dia 4

Passe sua manhã na praia do Leme, onde você pode tomar um delicioso banho de mar. Obviamente, não deixe de fora do seu roteiro no Rio de Janeiro uma caminhada pelo clássico calçadão da Praia de Copacabana.

roteiro rio de janeiro copacabana

Calçadão de Copacabana. Foto: Marcelle Ribeiro.

Na sequência, volte para o hotel para tomar um banho.

Depois, hora de visitar o Centro do Rio novamente. Porém, dessa vez, concentre-se em conhecer dois lugares bem bacanas perto da Praça Mauá: 0 Mural Etnias, grafite enorme do artista Kobra, e o Aquario.

roteiro rio de janeiro mural etnias

Maior mural grafitado do mundo, do Kobra. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro Rio de Janeiro | 7 dias

Dia 1

Em primeiro lugar, você deve conhecer as atrações imperdíveis de qualquer roteiro para o Rio de Janeiro: Bondinho do Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Esses passeios só valem a pena se o tempo estiver aberto, ok?

Depois, almoce perto do Cristo, em Laranjeiras, no Mamma Rosa. (Veja outras dicas de onde comer no Rio).

À tarde, caminhe ou pedale na Lagoa Rodrigo de Freitas. Você pode alugar uma Bike Rio. Veja as minhas dicas da Lagoa e do aluguel das bicicletas do Itaú. Por fim, vá a uma roda de samba.

Veja no vídeo mais sobre o que fazer na Lagoa Rodrigo de Freitas!

Dia 2

Acorde mais tarde e vá tomar banho de mar na Praia de Ipanema (posto 10), uma das mais bacanas da cidade (veja a descrição de todas as praias do Rio). Aproveite para ver o visual da Pedra do Arpoador.

Depois, almoce em Ipanema. Volte para o hotel para tomar um banho e descansar um pouco. Logo em seguida, aproveite a tarde no Parque do Jardim Botânico.

Por fim, divirta-se com drinks no fim de tarde no Flutuante Rio, um bar  que flutua nas águas da Baía de Guanabara, na Urca.

Dia 3

Reserve pelo menos um dia para conhecer o centro da cidade.

Assim como sugeri no roteiro de 4 dias no Rio de Janeiro, recomendo que você não perca o Mosteiro de São Bento e a Igreja da Candelária. Entre no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), siga pela Rua Primeiro de Março e pare para ver a Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmo e a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Em seguida, confira as fachadas do Paço Imperial e do Palácio Tiradentes.

Entre na Rua da Assembleia e vá até o cruzamento com a Avenida Rio Branco. Se estiver com fome, você passará em frente ao restaurante de comidinhas saudáveis Delírio Tropical (Rua da Assembleia, 36), que abre de segunda a sexta. Ande pela Avenida Rio Branco até a esquina com a Rua Araújo Porto Alegre, e visite o Museu Nacional de Belas-Artes.

Pertinho do museu, fica a Cinelândia. Ali, fotografe as fachadas do Cine Odeon, da Câmara de Vereadores e do Theatro Municipal. Faça a visita guiada ao teatro.

Em seguida, ande pela Rua Treze de Maio até o Largo da Carioca, uma via apenas para pedestres. Ali veja a Igreja de São Francisco da Penitência. Por fim, lanche na Confeitaria Colombo, na Rua Gonçalves Dias.

Saiba mais no post sobre o que fazer no Centro do Rio de Janeiro.

Dia 4

Comece o quarto dia do seu roteiro no Rio de Janeiro com um passeio que vai além do óbvio: a Trilha da Pedra Bonita. A vista é incrível, não é muito difícil e não custa nada. É a melhor de todas as trilhas no Rio de Janeiro.

Não curte trilha? Leia as outras sugestões para os demais dias e escolha outras atrações para substituir a trilha no post “O que fazer no Rio de Janeiro: 50 atrações“.

roteiro rio de janeiro trilha

Trilha da Pedra Bonita. Foto: Marcelle Ribeiro.

Depois, almoce e curta a praia da Barra da Tijuca.

Para fechar esse dia delicioso, assista ao pôr do sol no Forte de Copacabana. Lá, você pode fazer um lanche na Confeitaria Colombo, que apesar de não ter a riqueza arquitetônica da unidade do Centro, oferece uma vista incrível da praia de Copacabana.

Dia 5

Passe sua manhã na praia do Leme, onde você pode tomar um delicioso banho de mar. Obviamente, não deixe de fora uma caminhada pelo clássico calçadão da Praia de Copacabana.

Depois, almoce em um dos restaurantes deliciosos de Santa Teresa. Nesse passeio na região central do Rio, veja também o bondinho e bata perna pelo Parque das Ruínas. (Leia mais sobre o que fazer em Santa Teresa)

roteiro rio de janeiro santa teresa

O revitalizado bondinho de Santa Teresa. Foto: Marcelle Ribeiro.

Dia 6

Em primeiro lugar, sugiro que você faça o tour no Estádio do Maracanã. No mesmo dia, vá à região da Praça Mauá, na zona central da cidade e conheça o AquaRio e, bem pertinho dali, o Mural Etnias, na Gamboa. Aproveite a caminhada na Praça Mauá para tirar fotos na fachada do Museu do Amanhã. Se der tempo, entre no Museu de Artes do Rio (MAR).

roteiro rio de janeiro estadio maracana

Estádio do Maracanã. Foto: Alexandre Macieira/Riotur.

Dia 7

Neste dia, se puder, alugue um carro, porque você o seu roteiro pelo Rio de Janeiro vai incluir uma visita ao extremo da Zona Oeste. Recomendo e uso sempre o portal Rentcars para aluguel de carro.

De carro, curta a praia em Grumari, na Zona Oeste. Aliás, no caminho, faça fotos na Prainha. Depois, à tarde, vá ao Parque Lage, no Jardim Botânico, ou Museu da República, no Catete.

roteiro rio de janeiro prainha

Prainha. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro para o Rio de Janeiro com mais de 7 dias

Tem mais que uma semana? Siga as dicas acima para 7 dias. Além disso, adicione um bate-e-volta para a cidade de Niterói, e aproveite praia, museu e vistas incríveis na querida Nikiti City. Pra isso também é interessante alugar um carro.

Tem mais que 8 dias?

Veja as dicas para complementar o seu roteiro para o Rio de Janeiro com o seguinte:

Roteiro no Rio de Janeiro com crianças

Praias, AquaRio, Jardim Botânico, Pão de Açúcar e Cristo Redentor são atrações turísticas que as crianças também vão gostar bastante na Cidade Maravilhosa. Então, é super tranquilo adaptar minhas dicas para levar a garotada.

Apesar disso, dependendo da idade, algumas trilhas não são boas para crianças. Por isso, nesses casos, é melhor planejar um roteiro no Rio de Janeiro com menos atrações por dia, pra não ficar puxado demais.

Por fim, se você vai turistar na cidade maravilhosa com filhos, sobrinhos e pequenos em geral, não deixe de conferir as dicas de o que fazer no Rio com crianças da Lu, do blog Fly Away.

É seguro viajar para o Rio de Janeiro?

Sim, eu considero seguro viajar para o Rio de Janeiro. Apesar da fama de uma cidade violenta, a capital tem belas paisagens, pontos turísticos inesquecíveis e muitos passeios divertidos. Mesmo assim, o viajante precisa ter alguns cuidados: evitar dar bobeira com celular e câmera na mão, perguntar no hotel qual o trajeto mais seguro e, na dúvida se um caminho é seguro, optar por táxi ou Uber em vez de seguir a pé.

Melhor época para viajar para o Rio de Janeiro

De maneira geral, você pode visitar o Rio de Janeiro o ano todo.

No verão chove muito, mas é rápida a clássica chuva de verão dos cariocas, geralmente no fim da tarde. Então, você consegue aproveitar o resto do dia nos pontos turísticos e descansar no hotel ou fazer um lanche ou beber uns bons drinks neste horário.

Outubro não é um mês tão bom, porque, quando chove, é o dia inteiro. Porém, é uma questão de sorte.

Ah, e mesmo no inverno a temperatura é boa pra ir à praia.

Em média, as temperaturas variam de 19°C (mínima) e 30°C (máxima) durante o ano todo. Os dados mais detalhados estão na Climatempo.

O que levar para uma viagem ao Rio de Janeiro

Se prepare para as altas temperaturas, afinal, Rio 40 graus é uma música baseada em fatos reais.

Então, roupas leves, roupas de banho, protetor solar, óculos escuros, chapéu, boné e sandália aberta são indispensáveis durante o ano todo.

No inverno, calças jeans, tênis e casacos não muito pesados costumam já dar conta de aquecer os dias mais fresquinhos.

Roteiro Rio de Janeiro – Conclusão

Concluindo, viajar para o Rio é um programa bacana para viajantes que querem ir sozinhos, em casal, com amigos ou família. Os programas são bem ecléticos e muitas das atrações são gratuitas. Dá para conhecer várias atrações turísticas por dia.

Leia também:

Comentários

  1. Rosa
    01 fev 2015

    Olá Marcelle, adorei o blog! Acabei de chegar do Rio. Estive aì do dia 25/01 à 30/01. Achei que o calor intenso limitou um pouco os passeios durante o dia. Queria saber qual a melhor época do ano pra visitar o Rio. Grata!

  2. Carina Nava
    29 mar 2015

    Olá, preciso da sua ajuda. Gostaria muito de conhecer o Rio De janeiro no proximo ferido 3 dias.Como minha mãe não estará por aqui para ficar com nossa cachorrinha, terei que levá-la, ms estou com medo de não poder levá-la nos lugares legais como o cristo e pao de açucar. Pode me indicar hotel barato e que aceite cachorros de pequeno porte e que seja mais proximos das praias e esses lugares mais frequentados? Sabe me dizer quais lugares são permitidos animais? Praias, cristo, bondinho, jardim botânico , lagoa e etc…

    • 01 abr 2015

      Oi, Carina,
      Hotel para cachorro no Rio é difícil de achar, principalmente em bairros mais centrais ou da zona sul. Não conheço nenhum para te indicar. Sei que há hotéis para animais grandes e espaçosos (tipo chácaras) no Recreio dos Bandeirantes e em Vargem Grande, mas esses bairros são bem distantes, depois da Barra da Tijuca.
      Desculpe não poder te ajudar.
      Abraço,

  3. Jacqueline
    04 abr 2015

    Marcelle, tudo bem? estarei embarcando para o Rio no mês que vem. Vou passar apenas o fim de semana, ficarei hospedada no Ibis Parque Olímpico..é muito longe das zonas badaladas da cidade e dos pontos turísticos? O que você me sugere..ônibus ou metrô? Será que consigo conhecer locais legais? Obrigada..

    • 05 abr 2015

      Oi, Jaqueline,
      É bem longe da zona sul, onde estão atrações como Cristo Redentor, Bondinho, praia de Ipanema, Lagoa Rodrigo de Freitas. Não tem metrô de lá para cá. De ônibus você levará 2h para vir de lá para a zona sul (são 2 ônibus) e mais 2h para voltar. De táxi é beeeem caro (algo como R$ 80 para ir + R$ 80 para voltar). A não ser que você só pretenda conhecer só as praias da Barra, sugiro repensar o local onde vai se hospedar. E mesmo se você alugar carro, prepare-se para ficar algumas horas no engarrafamento de lá para a zona sul. O hotel é no final da Barra, quase Recreio.
      Abraço,

  4. Elizabeth
    06 abr 2015

    Oi Marcelle, sou nativa do Rio mas moro em Miami. Eu, meu marido, minha cunhada (Chilena) e 2 dos nossos filhos vamos estar no Rio de 23 a 31 de maio. Quero apresentar a Cidade Maravilhosa aos meninos (30 e 34 anos) e à minha cunhada. Poderia me dar dicas de lugares, shows, restaurantes, etc… O que seria melhor hotel ou apartamento? Copacabana ou Ipanema? Costa Verde ou Costa do Sol? Não vou no luxo mas como é pouco tempo quero que eles desfrutem o máximo. Obrigada pela sua atenção.

  5. Andressa
    10 abr 2015

    Olá Marcelle,

    Tudo bem?
    Estarei indo pro Rio do dia 01/05 á 05/05. Nessa época costuma a chover ai? Vou ficar no Flamengo, tem bastante coisas nesta praia? O cristo é perto? O acesso deste lugar é mais fácil de ônibus ou metro?

    Obrigada amei seu blog.

    bjus

  6. ANA PAULA
    13 abr 2015

    vou passar 3 dias no Rio da janeiro, com meu marido e minha irmã, vou ficar hospedada em Copacabana. Qual o melhor roteiro? quero muito ir à noite da Lapa, é perigoso? vc indica algum lugar p gente ir lá?

    • 14 abr 2015

      Oi, Ana,
      Dê uma lida nos posts desse índice aqui para ver que atrações têm a sua cara. Isso pode te ajudar a decidir o que fazer a cada dia:

      https://www.viciadaemviajar.com/category/brasil/rio-de-janeiro/
      A Lapa é segura desde que você fique no “miolo”, que fica nas três primeiras quadras após os Arcos da Lapa. É onde está a maior parte dos bares, restaurantes e casas de show. Ficando atenta, não tem problema não. É que é uma região que tem muita gente à noite, turistas e cariocas “comuns” e pode atrair assaltantes. As calçadas ficam cheias, você vai perceber.
      Na Lapa, indico a casa de shows Lapa 40° (shows de samba pra dançar, sinuca e bar), Rio Scenarium (shows de samba pra dançar e bar), e o bar Antonio’s, da rede Belmonte (https://www.facebook.com/botecobelmonte/), para beber e petiscar.
      Abraço,

  7. Sirlene
    14 abr 2015

    Olá Marcelle, tudo bom?
    Sou de SP, moro em Goiania e quero ir para o
    Rio de Janeiro com meu amigo americano… Eu quero conhecer os parques e as áreas verdes, ele gosta de praias e música (jazz e bossa nova)… Que lugares podemos ir para ser uma semana inesquecível?

    Obrigada!
    Abraços 🙂

  8. Lais Gomes
    15 maio 2015

    Olá Marcelle, tudo bom?
    Sou de Recife e vou ao Rio final de junho (24/06-01/07) com meu esposo e filha (11 anos)
    Ficaremos no apt. na Av. Nossa Senhora de Copacabana/ posto 2. Queremos conhecer o que o Rio tem de melhor e gastando pouco, e se possivel sem pegar taxi ou alugar carro. Vc poderia nos ajudar??
    Sim…no dia 30 vou levar minha filha p/ um show no HSBC Arena. Vc acha que da para ir de onibus? O show é a noite…porém gostaria de aproveitar o dia na Barra. Bjo, Laís G

    • 19 maio 2015

      Olá, Laís,
      Para ir ao HSBC Arena, recomendo ir de táxi ou alugar um carro para o dia. A corrida de táxi de Copacabana para o HSBC Arena é cara (pelo menos R$ 50 para ir mais o mesmo valor para voltar). Não indico ir de ônibus, que à noite são menos frequentes.

  9. Sara
    19 maio 2015

    Olá. Gostaria de saber se a Rua Riachuelo é segura para nos hospedarmos.

    Obrigada

    • 19 maio 2015

      Oi, Sara,
      A rua do Riachuelo fica na Lapa, que apesar de ser uma rua boêmia, é bem suja e feia, cheia de casarões velhos e oficinas mecânicas, além de ruas sujas. Eu não acho legal se hospedar não.

  10. Sonia
    21 maio 2015

    Olá. Chego no rio em um voo no periodo fim da tarde quase noite, estou preocupada em ter que andar muito para pegar um hotel, quais são alguns hoteis nos quais eu ja posso ir que sejam bem localizados e que não sejem muitos distante do aeroporto e de praias boas? att

    • 21 maio 2015

      Oi, Sonia, por qual aeroporto você chega? Se chegar pelo Galeão (Antônio Carlos Jobim), terá que se hospedar longe do aeroporto, pois ele fica longe das praias (e perto de um complexo de favelas). Há hotéis perto do Galeão, mas só são recomendados para quem não pretende conhecer a cidade. Se for chegar pelo Santos Dumont, ele fica no Centro do Rio. Há hotéis no Centro do Rio, mas eles não são perto da praia. E o Centro fica deserto à noite, é perigoso. Eu me hospedaria na zona sul (Copacabana, Botafogo, Ipanema, Jardim Botânico, Humaitá, Leblon).
      Abraço,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *