Roteiro de viagem para o Rio de Janeiro para 4, 7 ou mais dias

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 09/03/2021

Existem inúmeras maneiras de planejar uma viagem para conhecer o Rio de Janeiro. Vou dar aqui algumas sugestões partindo do princípio de você quer visitar as melhores praias e os pontos turísticos imperdíveis, ok? Montei 2 exemplos de roteiro para o Rio de Janeiro neste post: um para 4 dias e outro para 7 dias. Além disso, dei dicas para quem tem mais tempo que isso.

Eu moro na cidade há 25 anos. Já recebi inúmeros parentes aqui e sempre fui a responsável por organizar a programação deles na cidade. Já montei roteiros para quem estava na primeira viagem ao Rio de Janeiro e também para quem veio várias vezes. E inclusive acompanho a família nos passeios, então sei o que eles costumam pedir, o que dá certo ou não.

Para boa parte desses exemplos de roteiro no Rio de Janeiro você não vai precisar alugar carro. Quando isso necessário, eu vou avisar no texto, ok?

Se você quer mais detalhes sobre as atrações citadas aqui, inclusive preços e horários de funcionamento, vale a leitura do post “O que fazer no Rio de Janeiro: 50 atrações“.

Roteiro Rio de Janeiro | 4 dias

Dia 1

Em primeiro lugar, você deve conhecer as atrações imperdíveis no seu roteiro turístico no Rio de Janeiro: Bondinho do Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Tire muitas fotos e se encante com a Cidade Maravilhosa. Ah, esses passeios só valem a pena se o tempo estiver aberto, ok?

roteiro rio de janeiro cristo redentor

Cristo Redentor. Foto: Fernando Maia/Riotur.

Em seguida, almoce em Laranjeiras, no Mamma Rosa, perto do Cristo. (Leia também: recomendações de onde comer no Rio).

À tarde, pedale na Lagoa Rodrigo de Freitas. Aliás, para conhecer vários locais do Rio, você pode alugar uma Bike Rio. Veja as minhas dicas da Lagoa e do aluguel das bicicletas do Itaú.

roteiro rio de janeiro lagoa

Lagoa Rodrigo de Freitas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Por fim, curta sua primeira noite em um clássico passeio: vá a uma roda de samba. Sem dúvidas, esse primeiro dia reúne as melhores dicas do Rio de Janeiro.

Dia 2

Comece o seu segundo dia do roteiro pelo Rio de Janeiro com um banho de mar na Praia de Ipanema (posto 10), com caminhada para fotos no Arpoador.

roteiro rio de janeiro praia de ipanema

Praia de Ipanema. Foto: Marcelle Ribeiro.

Depois, almoce em um restaurante de Ipanema mesmo. Volte para o hotel para tomar um banho e descansar um pouco.

Logo depois, aproveite a tarde no Parque Jardim Botânico. Vitórias régias, enormes palmeiras e lagos estão entre as atrações do lindo parque.

Leia também:O que fazer no Rio de Janeiro: 50 dicas e os imperdíveis na 1ª viagem

Dia 3

Reserve pelo menos um dia do seu roteiro de viagem para o Rio de Janeiro para conhecer o centro da cidade.

roteiro rio de janeiro centro da cidade candelaria

Igreja da Candelária, no Centro do Rio. Foto: Gustavo Calil.

Para a sua primeira viagem, comece visitando o Mosteiro de São Bento e a Igreja da Candelária. Entre no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), siga pela Rua Primeiro de Março e pare para ver a Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmo e a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Em seguida, dê uma paradinha para ver as fachadas do Paço Imperial e do Palácio Tiradentes.

Entre na Rua da Assembleia e vá até o cruzamento com a Avenida Rio Branco. Aliás, neste ponto, se estiver com fome, você passará em frente ao restaurante de saladas e comidinhas Delírio Tropical (Rua da Assembleia, 36), que abre de segunda a sexta. Ande pela Avenida Rio Branco até a esquina com a Rua Araújo Porto Alegre, e visite o Museu Nacional de Belas-Artes.

Pertinho do museu, está a Cinelândia, onde você pode fotografar as fachadas do Cine Odeon, da Câmara de Vereadores e do Theatro Municipal. Faça a visita guiada ao teatro.

Em seguida, ande pela Rua Treze de Maio até chegar no Largo da Carioca, uma via apenas para pedestres, para ver a Igreja de São Francisco da Penitência. Por fim, feche o roteiro do dia com um lanche na Confeitaria Colombo, na Rua Gonçalves Dias.

Confira todos os detalhes sobre o passeio pelo Centro do Rio.

Dia 4

Passe sua manhã na praia do Leme, onde você pode tomar um delicioso banho de mar. Obviamente, não deixe de fora do seu roteiro no Rio de Janeiro uma caminhada pelo clássico calçadão da Praia de Copacabana.

roteiro rio de janeiro copacabana

Calçadão de Copacabana. Foto: Marcelle Ribeiro.

Na sequência, volte para o hotel para tomar um banho.

Depois, hora de visitar o Centro do Rio novamente. Porém, dessa vez, concentre-se em conhecer dois lugares bem bacanas perto da Praça Mauá: 0 Mural Etnias, grafite enorme do artista Kobra, e o Aquario.

roteiro rio de janeiro mural etnias

Maior mural grafitado do mundo, do Kobra. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro Rio de Janeiro | 7 dias

Dia 1

Em primeiro lugar, você deve conhecer as atrações imperdíveis de qualquer roteiro para o Rio de Janeiro: Bondinho do Pão de Açúcar e Cristo Redentor. Esses passeios só valem a pena se o tempo estiver aberto, ok?

Depois, almoce perto do Cristo, em Laranjeiras, no Mamma Rosa. (Veja outras dicas de onde comer no Rio).

À tarde, caminhe ou pedale na Lagoa Rodrigo de Freitas. Você pode alugar uma Bike Rio. Veja as minhas dicas da Lagoa e do aluguel das bicicletas do Itaú. Por fim, vá a uma roda de samba.

Veja no vídeo mais sobre o que fazer na Lagoa Rodrigo de Freitas!

Dia 2

Acorde mais tarde e vá tomar banho de mar na Praia de Ipanema (posto 10), uma das mais bacanas da cidade (veja a descrição de todas as praias do Rio). Aproveite para ver o visual da Pedra do Arpoador.

Depois, almoce em Ipanema. Volte para o hotel para tomar um banho e descansar um pouco. Logo em seguida, aproveite a tarde no Parque do Jardim Botânico.

Por fim, divirta-se com drinks no fim de tarde no Flutuante Rio, um bar que flutua nas águas da Baía de Guanabara, na Urca.

Dia 3

Reserve pelo menos um dia para conhecer o centro da cidade.

Assim como sugeri no roteiro de 4 dias no Rio de Janeiro, recomendo que você não perca o Mosteiro de São Bento e a Igreja da Candelária. Entre no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), siga pela Rua Primeiro de Março e pare para ver a Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmo e a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Em seguida, confira as fachadas do Paço Imperial e do Palácio Tiradentes.

Entre na Rua da Assembleia e vá até o cruzamento com a Avenida Rio Branco. Se estiver com fome, você passará em frente ao restaurante de comidinhas saudáveis Delírio Tropical (Rua da Assembleia, 36), que abre de segunda a sexta. Ande pela Avenida Rio Branco até a esquina com a Rua Araújo Porto Alegre, e visite o Museu Nacional de Belas-Artes.

Pertinho do museu, fica a Cinelândia. Ali, fotografe as fachadas do Cine Odeon, da Câmara de Vereadores e do Theatro Municipal. Faça a visita guiada ao teatro.

Em seguida, ande pela Rua Treze de Maio até o Largo da Carioca, uma via apenas para pedestres. Ali veja a Igreja de São Francisco da Penitência. Por fim, lanche na Confeitaria Colombo, na Rua Gonçalves Dias.

Saiba mais no post sobre o que fazer no Centro do Rio de Janeiro.

Dia 4

Comece o quarto dia do seu roteiro no Rio de Janeiro com um passeio que vai além do óbvio: a Trilha da Pedra Bonita. A vista é incrível, não é muito difícil e não custa nada. É a melhor de todas as trilhas no Rio de Janeiro.

Não curte trilha? Leia as outras sugestões para os demais dias e escolha outras atrações para substituir a trilha no post “O que fazer no Rio de Janeiro: 50 atrações“.

roteiro rio de janeiro trilha

Trilha da Pedra Bonita. Foto: Marcelle Ribeiro.

Depois, almoce e curta a praia da Barra da Tijuca.

Para fechar esse dia delicioso, assista ao pôr do sol no Forte de Copacabana. Lá, você pode fazer um lanche na Confeitaria Colombo, que apesar de não ter a riqueza arquitetônica da unidade do Centro, oferece uma vista incrível da praia de Copacabana.

Dia 5

Passe sua manhã na praia do Leme, onde você pode tomar um delicioso banho de mar. Obviamente, não deixe de fora uma caminhada pelo clássico calçadão da Praia de Copacabana.

Depois, almoce em um dos restaurantes deliciosos de Santa Teresa. Nesse passeio na região central do Rio, veja também o bondinho e bata perna pelo Parque das Ruínas. (Leia mais sobre o que fazer em Santa Teresa)

roteiro rio de janeiro santa teresa

O revitalizado bondinho de Santa Teresa. Foto: Marcelle Ribeiro.

Dia 6

Em primeiro lugar, sugiro que você faça o tour no Estádio do Maracanã. No mesmo dia, vá à região da Praça Mauá, na zona central da cidade e conheça o AquaRio e, bem pertinho dali, o Mural Etnias, na Gamboa. Aproveite a caminhada na Praça Mauá para tirar fotos na fachada do Museu do Amanhã. Se der tempo, entre no Museu de Artes do Rio (MAR).

roteiro rio de janeiro estadio maracana

Estádio do Maracanã. Foto: Alexandre Macieira/Riotur.

Dia 7

Neste dia, se puder, alugue um carro, porque você o seu roteiro pelo Rio de Janeiro vai incluir uma visita ao extremo da Zona Oeste. Recomendo e uso sempre o portal Rentcars para aluguel de carro.

De carro, curta a praia em Grumari, na Zona Oeste. Aliás, no caminho, faça fotos na Prainha. Depois, à tarde, vá ao Parque Lage, no Jardim Botânico, ou Museu da República, no Catete.

roteiro rio de janeiro prainha

Prainha. Foto: Marcelle Ribeiro.

Roteiro para o Rio de Janeiro com mais de 7 dias

Tem mais que uma semana? Siga as dicas acima para 7 dias. Além disso, adicione um bate-e-volta para a cidade de Niterói, e aproveite praia, museu e vistas incríveis na querida Nikiti City. Pra isso também é interessante alugar um carro.

Tem mais que 8 dias?

Veja as dicas para complementar o seu roteiro para o Rio de Janeiro com o seguinte:

Roteiro no Rio de Janeiro com crianças

Praias, AquaRio, Jardim Botânico, Pão de Açúcar e Cristo Redentor são atrações turísticas que as crianças também vão gostar bastante na Cidade Maravilhosa. Então, é super tranquilo adaptar minhas dicas para levar a garotada.

Apesar disso, dependendo da idade, algumas trilhas não são boas para crianças. Por isso, nesses casos, é melhor planejar um roteiro no Rio de Janeiro com menos atrações por dia, pra não ficar puxado demais.

Por fim, se você vai turistar na cidade maravilhosa com filhos, sobrinhos e pequenos em geral, não deixe de conferir as dicas de o que fazer no Rio com crianças da Lu, do blog Fly Away.

É seguro viajar para o Rio de Janeiro?

Sim, eu considero seguro viajar para o Rio de Janeiro. Apesar da fama de uma cidade violenta, a capital tem belas paisagens, pontos turísticos inesquecíveis e muitos passeios divertidos. Mesmo assim, o viajante precisa ter alguns cuidados: evitar dar bobeira com celular e câmera na mão, perguntar no hotel qual o trajeto mais seguro e, na dúvida se um caminho é seguro, optar por táxi ou Uber em vez de seguir a pé.

Melhor época para viajar para o Rio de Janeiro

De maneira geral, você pode visitar o Rio de Janeiro o ano todo.

No verão chove muito, mas é rápida a clássica chuva de verão dos cariocas, geralmente no fim da tarde. Então, você consegue aproveitar o resto do dia nos pontos turísticos e descansar no hotel ou fazer um lanche ou beber uns bons drinks neste horário.

Outubro não é um mês tão bom, porque, quando chove, é o dia inteiro. Porém, é uma questão de sorte.

Ah, e mesmo no inverno a temperatura é boa pra ir à praia.

Em média, as temperaturas variam de 19°C (mínima) e 30°C (máxima) durante o ano todo. Os dados mais detalhados estão na Climatempo.

O que levar para uma viagem ao Rio de Janeiro

Se prepare para as altas temperaturas, afinal, Rio 40 graus é uma música baseada em fatos reais.

Então, roupas leves, roupas de banho, protetor solar, óculos escuros, chapéu, boné e sandália aberta são indispensáveis durante o ano todo.

No inverno, calças jeans, tênis e casacos não muito pesados costumam já dar conta de aquecer os dias mais fresquinhos.

Roteiro Rio de Janeiro – Conclusão

Concluindo, viajar para o Rio é um programa bacana para viajantes que querem ir sozinhos, em casal, com amigos ou família. Os programas são bem ecléticos e muitas das atrações são gratuitas. Dá para conhecer várias atrações turísticas por dia.

Leia também:

Comentários

  1. cecilia
    08 fev 2016

    Olá, Marcelle, boa noite. Vou me encontrar com uma amiga em saquarema mas pretendo chegar ao rio de manhã e ir ara saqurema à noite. Como fazer um passeio de umas seis horas sozinha, sem agência. Como eu faço um pequeno roteiro, saindo do aeroporto, e pegando ônibus para umas 3 atrações, pão de açucar, jardim botânico e mais algum. O que me sugere?

    • 10 fev 2016

      Oi, Cecília,
      Se você tem apenas 6h no Rio e é a sua primeira vez na cidade, vá ao Cristo Redentor e ao Bondinho do Pão de Açúcar, que são atrações obrigatórias! Compre os ingressos antecipadamente (leia este post: https://www.viciadaemviajar.com/as-atracoes-mais-famosas-do-rio-pao-de-acucar-e-cristo-redentor/)
      Sugiro pegar um táxi para otimizar seu tempo. Acho que em 6 horas você não terá tempo para ver mais nada… Leve em consideração que o trânsito do Rio está cada vez pior… Se sobrar tempo, caminhe pelo calçadão das praias da Urca e Praia Vermelha, que são do lado do Bondinho. O Jardim Botânico é grande, vai te tomar muito tempo.
      Abraço,
      Marcelle

  2. Carolina Medeiros
    10 fev 2016

    Oi Marcelle, sou do RS vou ao Rio com meu noivo dia 18/02 e volto dia 25/02, o que vc sugere que para visitação, vamos ficar em um hotel mto próximo ao Aeroporto Santos Dumond.

    Muito obrigada

  3. Beathriz
    22 fev 2016

    Bom dia.
    Estarei no RJ nos dias 18,19,20 e 21 de Março.
    Vou me hospedar no Gamboa hotel, depois que comprei o pacote vi na internet que não fiz uma boa escolha do hotel pois fica em um bairro um tanto perigoso e mais longe dos principais pontos turísticos da cidade, você sabe me dizer se isso é verdade?
    Gostaria de sugestões de restaurantes e barzinhos para sair a noite. Em relação ao transporte é aconselhável que eu use metro ou trem?
    Se puder me dar algumas dicas ficarei muitíssimo agradecida, é minha primeira viagem, confesso que estou muito perdida.
    Desde já, obrigada!!!

    • 23 fev 2016

      Oi, Beathriz,
      Gamboa realmente não é um bom bairro para ficar, não apenas porque não é muito seguro (especialmente à noite), mas também porque não é perto da maioria das atrações turísticas. Nessa região, você deve apenas visitar o Museu de Arte do Rio, o Museu do Amanhã e a Praça Mauá, que ficam na área da Praça Mauá, vizinha à Gamboa. A única coisa bacana que me lembro localizada na Gamboa mesmo é a casa de samba Trapiche da Gamboa, imperdível.
      No Rio você não vai usar trem para ir a nenhum lugar turístico, pois ele só leva a regiões da periferia, residenciais.
      Metrô pode ser usado para ir do Centro a Copacabana, Ipanema, e Cristo Redentor (que requer conexão com van ou ônibus). O metrô do Rio é super seguro, inclusive à noite, e limpo. Pode usar sem medo.
      Dá uma olhada no índice de posts sobre o Rio, você verá que tem uns 2 ou 3 posts com listas de bares e restaurantes na cidade:]
      https://www.viciadaemviajar.com/category/brasil/rio-de-janeiro/
      Abraço,
      Marcelle

  4. Eloísa Souza
    22 fev 2016

    Boa tarde Marcelle, tudo bem?
    O que me sugere pra 5 dias no Rio?
    Quero muito conhecer e estarei sozinha, vou me hospedar em Copacabana. Queria aproveitar tudo 🙂 … aguardo resposta!

  5. Mailson
    19 mar 2016

    Boa tarde! Irei ao RJ no último final de semana de junho. Queria um roteiro de dois dias e noites! Grato!

    • 21 mar 2016

      Oi, Mailson,
      Dê uma olhadinha nas sugestões desse post, está tudo aí.
      Abraço,
      Marcelle

  6. JULIEMERSON
    27 mar 2016

    Prezada Marcelle, bom dia

    Estou indo passar 4 dias no RJ junto a esposa, e gostaria de dicas importantes sobre pontos turísticos no Rio de Janeiro, visto que possivelmente ficarei hospedado na barra da tijuca, melhor aeroporto, entre outras. Obrigado

  7. Fernanda
    30 abr 2016

    Oi Marcelle!
    Irei passar 4 dias no Rio, e já tenho 2 dias planejados. Um para o City tour e outro pra Petrópolis. O que faço nos outros dias? Tenho 2 filhos de 5 e 10 anos e irei ficar hospedada no Royal Rio na Rua Duvivier. Vc indica algum restaurante bom pela área tb?

    • 06 maio 2016

      Oi, Fernanda,
      Depende do que inclui no seu city tour.
      Não deixe de ir ao Cristo Redentor, ao Bondinho do Pão de Açúcar e à praia (para banho, melhor IPanema).
      Alugue bicicletas ou dê uma caminhada na Lagoa Rodrigo de Freitas (perto do Parque dos Patins tem um monte de coisa legal para crianças).
      Vá ao Jardim Botânico para uma caminhada pelas árvores.
      Dicas gastronômicas estão aqui:
      https://www.viciadaemviajar.com/dicas-de-restaurantes-pizzarias-e-lanchonetes-no-rio-de-janeiro/
      Em Copacabana, há uma unidade do Belmonte, que é um bar/restaurante bem gostoso, tradicional e com opções para todos os bolsos.
      Abraço,
      Marcelle

  8. marilene
    01 maio 2016

    Marcele sou Marilene do RJ moro em santíssimo tenho 65 anos viúva e quero curtir o rio conhecendo seus pontos turisticos . qual a sua indicação e como funciona
    grata

  9. Bianca
    11 maio 2016

    Olá, adorei as dicas, você me indicaria quantos dias para conhecer os principais pontos do Rio + Arraial do Cabo e Búzios? Estava pensando em 1 semana, será que daria? Obrigada!

    • 12 maio 2016

      Oi, Bianca,
      1 semana para essas três cidades é pouco.
      Eu passaria 5 dias no Rio, 3 em Arraial e 5 em Búzios. Assim dá tempo de conhecer os principais locais e praias.
      Abraço,
      Marcelle

  10. Renata
    05 jun 2016

    Olá Marcelle, irei p/ Rio agora de 10/06 a 14/06, 4 dias inteiros, pois na terça nosso voo será 12h, então de manhã dá apenas uma caminhada na praia. Iremos, meu marido, eu, e nossa bebê de 1 ano, ficaremos na Barra (praia do Pepe), a dúvida é, para fazermos nosso roteiro, Cristo, confeitaria Colombo, Santa Tereza, Lapa, Jardim Botânico, compensa alugarmos um carro? É seguro? Ou táxi mesmo? Ônibus qdo tivermos já no centro e quisermos ir p Cristo p exemplo?

    • 05 jun 2016

      Oi, Renata! Com uma criança de 1 ano, pode valer a pena alugar o carro, principalmente por causa do conforto. Mas eu não recomendaria ir de carro para Santa Teresa. Os caminhos são complicados e até eu, que moro na cidade, tenho dificuldades para andar por lá de carro sem passar por favelas. Também não recomendaria a Lapa para vcs, especialmente à noite. É muito barulho e confusão para uma criança de um ano. Abraço, Marcelle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *